Casa Alberto Ansbach na esquina das Ruas Dr. Colares e Dr. Paula Xavier

Anos 40?

Casa Alberto Ansbach – anos 40?

Publicado em Fotos | Comentários desativados

Certidão de casamento de Friedrich Wilhelm Anspach e Friederike Christiane Louise Landgraf, pais de Alberto Ansbach.

CERT CASAM

Publicado em Sem categoria | Comentários desativados

Certidão de nascimento de Alberto Ansbach (Friedrich Adelbert Anspach)

CERT NASC001

Publicado em Documentos | Comentários desativados

Naumburg 1908

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Naumburg em 1895

Publicado em Fotos | Deixar um comentário

UM TRONCO DE MUITO CERNE, autobiografia de Alberto Ansbach

Original manuscrito em alemão, traduzido por Frederico Ansbach e publicado em livro pela Imprensa Universitária de Ponta Grossa em 1995.

Nasci no dia dezoito de março de 1877 na cidade de Naumburgo/Sale – (Naumburg an der Saale), Dresden, Alemanha. Fui batizado na Igreja Luterana dessa cidade como Adelbert Ansbach. Os meus anos de infância não foram ruins, mas também não foram vividos sobre tapetes ou pétalas de rosas.

Em certo dia do ano de 1884, meu pai Frederico e meu tio paterno, Carlos, resolveram acompanhar um grupo de imigrantes com destino ao Brasil. Do grupo participava a família Friederich, com a qual mantinham relações de amizade, e, acompanhando-a, foram parar em Joinville. O objetivo da viagem de ambos era conhecer o Brasil e a Argentina e, após estudarem os prós e os contras, resolver para qual deles poderiam mudar-se. Eu e minha mãe, Luíza, permanecemos na casa de minha avó materna. Aos nove anos, minha avó matriculou-me no primeiro ano letivo de uma escola municipal. Durante todo o período escolar, fui um aluno dedicado e os professores muito me estimavam. Testemunho disso é o fato de que até os quarenta anos eu ainda mantinha correspondência com um deles.

Passados dois anos, recebemos uma carta do meu pai e do meu tio, informando que, após uma dramática viagem de navio a vela, boiando quatro meses mar afora, chegaram finalmente ao porto de São Francisco. O grupo de imigrantes utilizou um pequeno navio e, através de um braço do mar, conseguiu atingir a Vila de Joinville. Dali partiram a pé, por estrada carroçável, denominada Dona Francisca, até a cidade de São Bento. Tal como aconteceu a todos os imigrantes, meu pai e meu tio sofreram muito com a mudança de clima, de alimentação, de sistema de trabalho, enfim, era tudo diferente daquilo a que estavam acostumados. Em várias localidades em que estiveram, trabalharam recebendo em torno de oitocentos réis por dia, economizando duramente para poder prosseguir viagem. Continue lendo

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário

Boas Vindas

O objetivo deste blog é tornar-se um arquivo informal de documentos, imagens e informações históricas de nossa família. O formato de blog permite que sejam postados documentos em seqüência, e também que sejam acrescentados comentários a cada “post”.  Portanto, é um canal aberto às contribuições de quem tiver algo a compartilhar sobre nossa história comum.  Para entrar em contato conosco, usem o email edansbac@terra.com.br (Edgard) ou  ransbach@uol.com.br (Ronald). Um abraço a todos!

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário